quarta-feira, 10 de junho de 2009

Colheita

Ontem, em uma palestra durante a aula de Jornalismo Cultural, o convidado da vez, Carlos Raíces, atual editor do Valor Econômico, deixou no ar a seguinte questão: Como fazer para não perder a paixão por escrever e fazer jornalismo após tantos anos atuando na profissão? - Atuar, aqui, entende-se por pressões, deadlines, muitos “nãos”, correria, gastrites, sermões, rasgação de matérias, enfim... Coisas que os jornalistas entendem muito bem.

Eu, não muito satisfeita com uma resposta que ele tinha dado a um colega meu de turma, onde ele havia perguntado anteriormente qual era o “segredo” para continuar exercendo a profissão de maneira alegre e “empolgante”, reformulei a pergunta deixando claro que não gostaria de um “essa pergunta vale R$ 1 milhão, eu sinceramente não sei qual é a fórmula, quem souber vira milionário”, e perguntei: “Quais são os passos para continuar amando o que se faz e não perder a paixão por escrever ao longo dos conturbados anos de carreira?” Ele sorriu, entendendo o fundo passional da pergunta e respondeu: “Eu continuo sempre lendo, indo atrás de novos textos, novas inspirações... De linhas que me tragam vontade de continuar escrevendo. É isso, acho que ler e ir sempre em busca de respostas para minhas dúvidas é o que me faz continuar apaixonado pelo que faço mesmo com o passar dos anos.”
Minha professora, uma das pessoas mais brilhantes que já tive o prazer de conhecer, sorriu em resposta ao que ele disse e olhou significativamente para mim passando uma mensagem quase entrelinhas, algo que queria, acho eu, mais ou menos dizer assim: “Tá vendo? Você já sabia a resposta...”

E ai fica a reflexão:
Como fazer para não perder a paixão pelo que se faz, com o passar dos anos?

Eu, sem muito saber ainda aonde vai dar ou a “fórmula” mágica para manter a chama sempre acesa, continuo – agora, ainda mais – no caminho das grandes obras, dos grandes escritores, das grandes estórias, dos grande amores... Eu vou lendo na esperança de que a cada linha ou verso essa minha paixão só aumente e se fortaleça! Eu sigo o mesmo caminho do Raíces e recomendo: LEIAM!!

Nenhum comentário: